Como fazer feijão

Cozinhar feijão é um dos primeiros desafios que temos de superar quando estamos aprendendo a "cuidar da cozinha", seja por estar indo morar sozinho, ou porque vamos nos casar. Leva tempo até que sejamos capazes de preparar um feijão como o de nossas mães ou avós, mas como em tudo, a prática leva a perfeição.


Dificuldade: Fácil

1º passo: Ingredientes
  • 1Kg de feijão
  • 2 litros e meio de água
  • sal, alho, cebola e óleo

2º Passo: Escolher o feijão, ou seja, separar os feijões de pedras ou feijões mal-formados que possam estar no saco. Para isso, espalhe os feijões em uma mesa ou qualquer outra superfície plana e limpa e retire todas as impurezas que encontrar. Afinal, você não vai querer morder uma pedra mais tarde quando estiver mastigando seu feijão, e isso é um perigo real.

3º Passo: Coloque de molho, em uma tigela com água fria até cobrir completamente e deixar todos os grãos submersos com água sobrando. Mínimo de 15 minutos até 4 horas de molho vão te ajudar a ter um tempo menor de cozimento, além de deixar um molho mais consistente.

4º Passo: Cozimento. Em uma panela de pressão, coloque todo o feijão (já sem a água do 'molho'), e adicione aguá o suficiente para cobrir todos os grãos duas vezes.
Feche a panela e deixe cozinhar em fogo médio ou alto por cerca de 40 minutos. Depois desse período, abra a panela com cuidado (jogue água fria para diminuir a pressão e abrir com mais segurança), e verifique se os grãos já estão na consistência desejada. Caso contrário, adicione mais água, caso seja necessário, e continue o cozimento até que esteja na consistência certa.

5º Passo: Tempero. Apenas tempere seu feijão quando for servir. Se for congelar, coloque em uma tigela e deixe no freezer assim que terminar o cozimento. Não recomendamos que se congele o feijão já temperado, pois assim estraga mais rapidamente.
Em uma frigideira ou panela, coloque um pouco de óleo, cebola picada e alho picado, e refogue até que comece a dourar. Em seguida adicione o feijão e vá adicionando sal e experimentando até ficar do seu gosto.

Você pode incrementar com temperos prontos para feijão, caldos temperados ou ainda folhas de louro ou partes de porco (como linguiça e bacon), mas depois disso, basta servir e se deliciar com um dos principais ingredientes da dieta dos brasileiros.

Dica: Feijão é rico em proteínas, inclusive é muito utilizado como 'substituto' da carne para os vegetarianos.

Nenhum comentário: